DORKE O PRIMEIRO CLUBE SOCIAL : CLUBE COMERCIAL DE ARAPONGAS

O distrito de Arapongas mostrava visível progresso social com os freqüentes bailes carnavalescos animados com shows e audições de músicas pela Rádio Publicidade de Arapongas. Assim, depois de uma daquelas reuniões dançantes Nader Thomé em conversa com Paschoal Rugna sugeriam a fundação de um clube social. A idéia foi bem aceita e no dia 14 de novembro de 1944 foi fundado o Clube Comercial de Arapongas.

1ª ATA – FUNDAÇÃO DO CLUBE COMERCIAL

Os abaixo assinados reunidos com o fim especial de organizar nesta cidade uma sociedade para a defesa dos interesses das classes laboriosas e recreio, reunião realizada no prédio do cinema, em 15 de novembro do ano de mil novecentos e quarenta e quatro, acordam, primeiro, nomear uma comissão diretora para levar o bom da idéia, sendo aclamados pelos presentes os seguintes nomes para os cargos provisórios que se citam:

PRESIDENTE – PASCHOAL RUGNA

SECRETARIO – HEREDIA DE TOLEDO PIZA

TESOUREIRO – NADER THOMÉ

VICE TESOUREIRO – FRANSCISCO EUGENIO DE CARVALHO E JUAN JOSE PEREIRA.

Ocupada a presidência pelo Sr. Paschoal Rugna, secretariado pelo senhor Heredia de Toledo Piza, abriu-se os debates sobre o referido projeto - segundo; a proposta do Sr. Miguel Stawinski aprovou se unanimemente a denominação de CLUBE COMERCIAL para a nova sociedade, terceiro, com a palavra o Sr. José Carvalho que submete a consideração dos presentes, os nomes da própria diretoria provisória para assim os senhores Paschoal Rugna, Heredia de Toledo piza, Nader Thomé, Francisco Eugenio de Carvalho e Juan José Salgado, comissionados para organizar a lei do futuro Clube Comercial a uma pergunta do Sr. Victor Domingues Alonso sobre a necessidade de um local próprio e a forma mais fácil de chegar a esse fim, responde o Sr. Nader Thomé, expondo seu projeto de empréstimo de um mil cruzeiro, entre os fundadores, plano que o Sr. Nader já expôs particularmente a maioria dos interessados sendo favoravelmente acolhido. Pede ainda o referido Sr. Nader autorização para abrir a lista dos assinantes. Quinto; a comissão de estatutos convida os presentes para a reunião a realizar-se em dezesseis de dezembro em cuja data serão lidos, discutidos e aprovados se assim o acordam, os estatutos sociais. E, não havendo mais que tratar o senhor presidente dar por findo os trabalhos em meio das palmas entusiastas dos concorrentes, dos que eu como secretário dou fé, assinando após o ultimo dos presentes.

PRIMEIROS ASSOCIADOS

2003/05 – JOSÉ CARLOS JANOTTO

2006/08- JOSÉ CARLOS JANOTTO

2009/2011 - JOSÉ CARLOS JANOTTO

Fonte:   Revista da Cidade, nº. 50, 1969.

SOUZA, Naici Vasconcelos. Exortação a Arapongas. 3ª Ed., Aleluia, 2002.