Biribol
Pode-se dizer que o Biribol surgiu como um esporte alternativo, ou seja, todos aqueles que não são praticados habitualmente (ESCÁMES, 1998, p. 11).
Porém, por ser um atleta, precisavam encontrar algo que lhe distraísse e também chamasse a atenção de seus amigos. Foi então que teve a ideia de usar a piscina da casa com mais um dos amigos, e de posse de uma bola qualquer se fez uma linha imaginaria que dividia a piscina em duas partes iguais, como uma quadra e preconizaram a regra que determinava, quando a bola caísse na água de um dos lados, o ponto seria para quem tivesse efetuado o lance.
Depois de um tempo da brincadeira, ele conseguiu com que seus amigos notassem a mesma e se interessassem por ela; assim ele começou a notar as dificuldades e facilidades da brincadeira, observando seus amigos, assim a brincadeira se tornou característica das confraternizações.
De acordo com as necessidades, tiveram que substituir a linha imaginária por um cordão amarrado em cadeiras nas laterais, pois a linha imaginária já estava gerando discussões, consequentemente foi obrigado a procurar alguém que lhe fizesse algo parecido com uma rede de vôlei, só que em proporção as medidas da piscina, mas, pelas dificuldades de acesso e outras mais, a mesma foi feita por um pescador.
Neste ponto da brincadeira Dario observava que o jogo já estava tendo algumas boas disputas e no momento ele havia estipulado o número de quatro jogadores para cada lado, assim começou a notar também que a piscina utilizada até então não era perfeitamente adequada para a prática, pois um dos lados da piscina era mais fundo que o outro, tendo 120 cm de um lado e 100 cm de outro, onde no lado mais raso notava-se certa dificuldade quanto à execução dos movimentos dos jogadores, principalmente a falta de equilíbrio que esta profundidade lhe proporcionava, assim era comum que os integrantes do lado mais raso caíssem sobre a rede ou tocassem nela, validando o ponto para equipe adversária.
Com a brincadeira conquistando cada vez mais os amigos, Dario começou a procurar mais amigos que tivessem piscinas em casa, que na época eram feitas apenas por status, pois onde a população frequentava mesmo as piscinas eram em clubes. Após ter feito varias experiências em vários tipos de piscina, Dario teve a grande oportunidade de tentar fazer a piscina ideal, pois, um de seus amigos que participava da brincadeira, iria construir uma casa e pediu para que Dario fizesse o desenho da piscina ideal para a pratica do então Frescobol.